quarta-feira, 8 de outubro de 2008

10Base2 e 10Base5

Cabos coaxiais

O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais, consiste em diversas camadas concêntricas (daí a designação de coaxial) de condutores e isolantes: um núcleo de cobre relativamente espesso, envolto por um isolador, o qual, por sua vez, é rodeado por uma rede ou malha metálica, e, por fim, tudo isto é contido dentro de um invólucro externo em plástico ou PVC. Trata-se de cabos do mesmo tipo dos que são usados em aparelhos de televisão (para ligação à antena) ou em aparelhos de vídeo. Existem dois formatos principais de cabos coaxiais:

  • Thin Ethernet (também designada por thinnet ou 10base2) – Trata-se de um cabo coaxial fino, com uma capacidade de transmissão de cerca de 10 Mbps, com uma extensão máxima de segmentos de rede de cerca de 185 metros; com este tipo de cabo as ligações às placas de rede dos computadores são feitas através de conectores BNC;
  • Thick Ethernet (também designado por thicknet ou 10base5) – Trata-se de um cabo coaxial grosso, com uma taxa de transmissão semelhante ao anterior, mas com uma extensão máxima de segmento de rede de cerca de 500 metros; com este tipo de cabo as ligações às placas dos computadores não são feitas directamente, mas através de dispositivos específicos, chamados transceivers (transmiter + receiver).Os cabos coaxiais têm boas características de transmissão, nomeadamente, grande resistência a interferências, taxas de transmissão razoáveis e alguma flexibilidade em termos de conexões; por isso foram, durante algum tempo, bastante utilizados em redes locais.

O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.

Usos

A principal razão da sua utilização deve-se ao facto de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir, através de fenómenos de IEM (Interferência Electromagnética).

Os cabos coaxiais geralmente são usados em múltiplas aplicações desde áudio até às linhas de transmissão de frequências da ordem dos giga hertz. A velocidade de transmissão é bastante elevada devido a tolerância aos ruídos graças à malha de protecção desses cabos.

Os cabos coaxiais são utilizados nas topologias físicas em barramento.

Os cabos coaxiais são usados em diferentes aplicações:

  • Ligações de áudio
  • Ligações de rede de computadores
  • Ligações de sinais rádio frequência de rádio e TV

Características e funcionamento

A malha metálica condutora é constituída por muitos condutores:

  • A malha é circular e metálica para criar uma gaiola de Faraday, isolando deste modo o condutor interior de interferências, o inverso também é verdadeiro, ou seja, frequências e dados que circulam pelo condutor não conseguem atingir o exterior pelo isolamento da malha e deste modo não interferindo noutros equipamentos.
  • A blindagem electromagnética é feita pela malha exterior.
  • Quando as frequências em jogo são elevadas, como é o caso de transmissões de uma rede de computadores, a condução passa a ser superficial. Para aumentar a superfície de condução, a malha condutora é constituída por múltiplos condutores de secção reduzida e a área da superfície de condução é o somatório da superfície de cada um desses pequenos condutores. Diminui-se assim a resistência da malha condutora.

O cabo coaxial é dividido em dois tipos: cabo coaxial fino (thinnet) ou cabo coaxial 10Base2, e cabo coaxial grosso (thicknet) ou cabo coaxial 10Base5.

Utilização:

  • A velocidade máxima de transmissão é de 10 Mbps.
  • Foi utilizado até meados dos anos 90.
  • Ainda é usado em telecomunicações - [Circuito E1].

Vantagens:
  • O cabo coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão por causa de sua blindagem adicional, que o protege contra o fenómeno da indução, causado por interferências eléctricas ou magnéticas externas. Essa blindagem é constituída por uma malha metálica (condutor externo) que envolve um condutor interno isolado.
  • Fácil instalação.
  • Baixo custo quando instalado em barramento único sem uso de hub.

Desvantagens:

  • Limites rígidos de comprimento
  • Até 30 nós num segmento de tamanho máximo
  • Detecção de falhas dificultada, principalmente em ambientes que não tenham hub coaxial

Cuidados na instalação:

  • É necessário verificar a qualidade dos elementos que constituem a cablagem: cabos, conectores e terminações. Estes devem ser de boa qualidade para evitar folgas nos encaixes, o que poderia causar mau funcionamento da rede.
  • Os cabos não podem ser puxados, torcidos, amassados ou dobrados em excesso pois isso pode alterar as suas características físicas.

Conectores

O tipo mais comum de conector usado por cabos coaxiais é o BNC (Bayone-Neill-Concelman). Diferentes tipos de adaptadores estão disponíveis para conectores BNC incluindo conectores T, conectores barril e terminadores. Os conectores são os pontos mais fracos em qualquer rede.

10BASE2

10BASE2 (conhecido como thinnet) é um padrão de rede Ethernet que utiliza cabo coaxial fino, daí ser denominado por thinnet. O cabo transmite sinais a 10 Mbps e a uma distância máxima de 185 metros, por segmento.

A rede que utiliza este tipo de cabo, possui uma topologia linear, com um máximo de 30 computadores conectados ao segmento e com espaçamento mínimo de 0,5 metro, para conectar os computadores é utilizado um conector BNC do tipo T, um cabo coaxial denominado RG-58 cuja impedância é de 50 ohms e dois terminais resistivos de 50 ohms, colocados nas extremidades do cabo, com o intuito de evitar que o cabo capte algum ruído. Por ter uma topologia linear, a montagem e manutenção desse tipo de rede requer cuidados especiais, já que um problema no cabo (geralmente mau contacto) faz com que a rede toda deixe de funcionar, e esses problemas são de difícil diagnóstico.

A sintaxe 10BASE2 é decomposta num primeiro número, no caso 10 é a velocidade de transmissão em megabits por segundo (10 Mbps); o segundo termo que, no caso é o BASE, significa que a transmissão é em banda base (baseband), ou seja a onda portadora do sinal não tem modulação; e o último número é a distância máxima, 2 significa que a distância máxima é de 200 metros, sendo, na verdade, uma aproximação, já que a distância verdadeira é de 185 metros.

Usando cabos coaxiais não é necessário utilizar um hub, mas em compensação a velocidade da rede fica limitada a apenas 10 megabits.

Actualmente os cabos coaxiais são cada vez menos usados, já que além de menos susceptíveis a problemas, os cabos de par trançado categoria 5 suportam transmissão de dados a 100 megabits, ou até mesmo 1 gigabit, caso sejam utilizadas placas de rede Gigabit Ethernet.

10BASE5

O cabo coaxial 10Base5 ou “Thicknet” é pouco utilizado. Analogamente ao 10Base2, 10Base5 significa 10 Mbps de taxa de transferência e que cada segmento da rede pode ter até 500 metros de comprimento. É conectado à placa de rede através de um transceiver.

É também conhecido como cabo coaxial grosso, e é utilizado em redes de telecomunicação.

Este cabo é utilizado para transmissão analógica. Possui uma blindagem geralmente de cor amarela. A especificação 10BASE5 refere-se à transmissão de sinais Ethernet utilizando este tipo de cabo. O 5 informa o tamanho máximo aproximado do cabo como sendo de 500 metros.

Este cabo tem uma cobertura plástica protectora extra que ajuda manter a humidade longe do centro condutor. Isso torna o cabo coaxial grosso uma boa escolha quando se utiliza grandes comprimentos numa rede de barramento linear. Durante a instalação, o cabo não necessita ser cortado pois o conector (vampire tap) perfura-o. Tem uma impedância de 75 Ohms e o seu diâmetro externo é de aproximadamente 0,4 polegadas ou 9,8 mm.

Características:

  • Suporta uma velocidade de 10Mbps para transmissão de dados.
  • Possui um alcance de 500 metros por segmento (isto é, sem a adopção de repetidores).
  • Tem capacidade para conectar 100 estações por segmento.
  • Pode utilizar até no máximo 4 repetidores.
  • Para conectar cabos coaxiais grossos o conector usado é o "Conector Tipo N".
  • Especificação RG-213 A/U.
  • Distância mínima de 2,5 m entre cada nó da rede.
  • Utilizado com transceiver.

Existem dois tipos de cabos 10Base5:

  • Cabo duplo - possuem dois cabos idênticos paralelos. Para transmitir dados, um computador emite os dados pelo cabo 1, que está conectado a um dispositivo chamado head-end na raiz da árvore de cabos. Em seguida, o head-end transfere o sinal para o cabo 2, que refaz o caminho da árvore a fim de realizar a transmissão. Em resumo, todos os computadores transmitem no cabo 1 e recebem no cabo 2.
  • Cabo único - aloca diferentes faixas de frequência para a comunicação de entrada e saída num único cabo. A banda de baixa frequência é usada para comunicação dos computadores com o head-end que em seguida desloca o sinal para a banda de alta-frequência e o retransmite.

10Base2 x 10 Base5:

10Base2

10Base5

É maleável

Comprimento maior que o coaxial fino.

Sofre menos reflexões do que o cabo coaxial grosso, possuindo maior imunidade a ruídos electromagnéticos de baixa frequência

É muito utilizado para transmissão de imagens e voz.

Fácil de instalar

Difícil instalação

Webgrafia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/10BASE2

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_coaxial

http://pt.wikipedia.org/wiki/10BASE5

Sem comentários: